DURANTE UM CERTO PERÍODO, PARTICIPAVA DOS TREINOS, NA ANTIGA ACADEMIA MENTE E CORPO, DE PROPRIEDADE DO SENSEI CHAGAS, LOCALIZADA NA RUA DA ASSEMBLÉIA, ONDE AS AULAS ERAM MINISTRADAS PELO SENSEI SALIM (REPRESENTANTE DA ANTIGA FBA E ATUAL FEBRAI).
COM CERTEZA, TODOS OS QUE PARTICIPARAM DESSE PROCESSO, JAMAIS SE ESQUECERÃO DOS TREINOS INTENSOS, QUE OCORRIAM NA ACADEMIA BUJUTSUKAI, TODOS OS SÁBADOS PELA MANHÃ, COM LUC SENSEI (TRANQUILO RSSS).
ACADEMIA BUJUTSUKAI
LOCAL DE ORIGEM DO GRUPO
(AHAN / NIPPON KAN BRASIL / CÍRCULO AIKIDO LEONI)
ACADEMIA LETERJ
ASSUMI ESSE DOJO EM 2002 (AHAN / 2° KYU)
E PERMANECI ATÉ 2007 ( NKB / NIDAN)
POSTERIORMENTE EM 2005, RECEBEMOS DIRETAMENTE DAS MÃOS DE HOMMA SENSEI, AO TÉRMINO DO SEMINÁRIO, OS NOSSOS CERTIFICADOS E YUDANSHA BOOK (AIKIKAI - SHODAN).
PARTE 3
A PARTIR DO ANO DE 2004, ALGUNS PRATICANTES, ORIUNDOS DE OUTRAS ESCOLAS DO EIXO (RJ / SP), FORAM ADERINDO AO GRUPO, E A IDÉIA DA AÇÃO HUMANITÁRIA COM O AIKIDO, VISTO QUE O NÍVEL TÉCNICO APRESENTADO POR LUC LEONI SENSEI, AGRADOU A TODOS PELA SUA PRÁTICA DINÂMICA E BEM MARCIAL (VIDE FOTOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO).
GAKU HOMMA SENSEI TESTANDO O TANREN UCHI
TREINOS NA ÁREA EXTERNA
ENCONTRO NIPPON KAN BRASIL / INSTITUTO MARUYAMA 2005
TOP DEFENSE (BOTAFOGO / RJ)
21/10/2005
NIPPON KAN BRASIL / 2006
TREINO COM CLAUDE WALLA SENSEI - 6° DAN
ANIVERSÁRIO DE 4 ANOS DA NKB
MONTANHA CLUBE
SEMINÁRIO DOSHU MORITERU UESHIBA(16 A 18/06/06 - SP)
GRUPO NIPPON KAN BRASIL (RJ / SP)
FINAL DO SEMINÁRIO
2015 PARTICIPANTES ENTRE MESTRES, PROFESSORES E ALUNOS
NO MESMO ANO, SENSEI LUC REALIZA O EXAME TÉCNICO PARA NIDAN DOS SENSEIS, MÁRCIO TEIXEIRA , ÁLVARO CARVALHAES E WALTER AMORIM (MEMBRO DO GRUPO DE 2004 A 2008).
AS FOTOS ACIMA, FORAM OBTIDAS, DURANTE O ÚLTIMO SEMINÁRIO REALIZADO PELA NIPPON KAN BRASIL COM O SENSEI.
EM COMEMORAÇÃO, AOS 30 ANOS DE PRÁTICA DE AIKIDO DE LUC LEONI SENSEI, REALIZAMOS UM SEMINÁRIO ABERTO A TODAS AS ESCOLAS, NAS DEPENDÊNCIAS DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, NOS DIAS 19 E 20/09/2009, ONDE COMPARECERAM VÁRIOS SENSEIS, E RESPECTIVOS ALUNOS DE VÁRIOS DOJOS DO RIO DE JANEIRO.
ENCONTRO DE AIKIDOÍSTAS EM TERESÓPOLIS (06/10/12)
CÍRCULO AIKIDO LEONI
CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO
2013
SEMINÁRIO INTERNACIONAL
DANIEL JEAN PIERRE SHIHAN - 6° DAN
27 E 28 DE ABRIL DE 2013 (AABB-TIJUCA)
POR OCASIÃO DO SEMINÁRIO DE DANIEL JEAN PIERRE SHIHAN
01 A 04 DE MAIO DE 2014
EM JANEIRO DE 2015, OS SEGUINTES SENSEIS E SEUS ALUNOS, SOLICITARAM AS SUAS RESPECTIVAS FILIAÇÕES AO NOSSO GRUPO, PASSANDO A INTEGRAREM O QUADRO DE REPRESENTANTES DE NOSSA ESCOLA.
1 - SENSEI SERGIO RABELLO - 2° DAN (HIKARI DOJO / BOTAFOGO)
2 - SENSEI GERALDO GARCIA - 2° DAN (SHOBU AIKI DOJO / NITERÓI)
3 - SENSEI ALADAR MOLNAR II - 1° DAN (HONTAI DOJO / TIJUCA / MEIER)
13 A 15 DE MAIO DE 2016
SEMINÁRIO COM DANIEL JEAN PIERRE SHIHAN - 2016
1ª PARTE (TAIJUTSU)
CLUBE DE REGATAS BOQUEIRÃO DO PASSEIO (GLÓRIA / RJ)
22 e 23/12/2016
CLUBE MILITAR (JARDIM BOTÂNICO)
2018
4° ENCONTRO DO AIC-RIO
NAGARE DOJO
9° ENCONTRO DO AIC - MEDELLIN
ESEFEX (URCA/RJ)
SEMINÁRIO INTERNACIONAL COM CHRISTIAN TISSIER SHIHAN
CAMPINAS / SP (22 E 23/09/2018)
SEMINÁRIO COM GUILLERMO GOMÉZ SENSEI
NAGARE DOJO / RJ (28/04/2018)
NAGARE DOJO / RJ (20/10/2018)
2019
5° ENCONTRO DO AICRIO
NO DIA 07/12/2019, NO CORAÇÃO DO MÉIER, INAUGURAMOS O DOJO CENTRAL DO CÍRCULO AIKIDO LEONI, FRUTO DA INICIATIVA DE LUC SENSEI E DEMAIS MEMBROS DO CÍRCULO AIKIDO LEONI, QUE UNIRAM SEUS ESFORÇOS PESSOAIS E TEMPO, PARA QUE O SONHO SE TORNASSE REALIDADE. AO TODO, COMPARECERAM 35 PRATICANTES ENTRE ALUNOS, SENSEIS, MESTRES E DEMAIS CONVIDADOS.
2020
A PARTIR DE 2020, FOMOS AGRACIADOS COM O RECONHECIMENTO DO GRUPO AO AIKIKAI HOMBU DOJO, ATRAVÉS DA SHOYUKAN AIKIKAI BRASIL, PARA A REALIZAÇÃO DE EXAMES DE YUDANSHA E EMISSÃO DE CERTIFICADOS E YUDANSHA BOOK.
EMBUÍDO DO VERDADEIRO ESPÍRITO DO AIKI, ONDE AS CAUSAS MATERIAIS E VAIDADES NÃO FAZEM PARTE, COMPARTILHO COM TODOS A NOSSA BELA E REAL HISTÓRIA, CONSTRUÍDA A BASE DE MUITO SACRIFÍCIO PESSOAL, PERSEVERANÇA, TRABALHO E PRINCIPALMENTE, TREINOS E ESTUDOS (CONSTANTES E INTENSOS), POR TODOS OS INTEGRANTES DO GRUPO, ATÉ OS DIAS DE HOJE.
AGRADEÇO NOVAMENTE A LUC SENSEI, PELA SUA COMPETÊNCIA E GRANDE CONHECIMENTO DO ASSUNTO, HERDADO ATRAVÉS DE SEUS ANTECESSORES, DURANTE SEUS 35 ANOS DE PRÁTICA COM GRANDES MESTRES INTERNACIONAIS, COM OS QUAIS CONTINUA ATUALMENTE A MANTER VÍNCULO (VIDE GENEALOGIA).
FICO CONTENTE EM VER QUE ESSA PÁGINA, VEM SENDO ACESSADA PARA FINS DE RETIFICAÇÕES NA WEB, A RESPEITO DE NOSSA HISTÓRIA, O QUE RATIFICA AINDA MAIS A VERACIDADE DO QUE ESTÁ RELATADO.
2018 - SEMINÁRIO COM CLAUDE WALLA SENSEI - NAGARE DOJO / RJ (20/10/2018)
2019 - SEMINÁRIO COM DANIEL JEAN PIERRE SHIHAN (CLUBE MILITAR - JARDIM BOTÂNICO)
Realmente ainda tem muita história para ser contada nesses quase 25 anos de AIKIDO , mas , o que foi escrito retrada de forma resumida e fidedigna a trajetória do grupo e principalmente os anos de muita dedicação ao AIKIDO do Sensei Marcio Teixeira .
ResponderExcluirNão há como não sentir orgulho em participar desse Grupo. Na exposição de sua história, facilmente percebemos a perseverança, transparência e dedicação daqueles que o dirigem.
ResponderExcluirAgradeço ao Sensei Márcio Teixeira, Sensei Marcos Alvaredo e Sensei Luc Leoni por terem me aceitado como aluno. Espero um dia estar à altura da dignidade desses homens, que possuem na prática de nossa tão amada arte marcial - o Aikido - uma verdadeira devoção.
Sempre digo e jamais me cansarei de dizer, o que tenho aprendido com vocês passa além da prática de uma arte marcial, senão que se traduz em uma verdadeira lição para a vida.
Obrigado por tudo!
Obrigado!
Saudações a todos do Grupo,
ResponderExcluirDeixo aqui meus sinceros votos de felicitações, ao meu grande irmão Teixeira Sensei, não só pelo compromisso com a Arte do Aikido, mas também pela seriedade tão quão veracidade do conteúdo publicado. Sinto-me feliz por fazer parte desta história, pois outrora treinávamos com o espírito do Aikido, assim como o Grupo o faz, preocupando-se em manter a verdadeira essência da Arte do Aikido.
Aqui me despeço deixando meus sinceros votos de Parabéns aos Senseis e a todo o Grupo.
Att,
Rocio Sensei.
Uma história de luta e dedicação que merece ser contada corretamente! Eu, que conheço o Sensei Marcio Teixeira há alguns anos, reconheço e aplaudo sua dedicação e compromisso com a causa nobre e árdua de difundir a Arte do Aikidô. Parabéns a todos que participaram e ainda participam dessa jornada. Abraços.
ResponderExcluirAladar Molnar
Fico extremamente feliz e honrado em poder postar aqui o que foi minha experiência frente a esse grupo e o quão grande foi o meu desenvolvimento naquela época (hoje, por motivos de saúde, não pratico mais esportes). Iniciei em abril de 2002 e o que mais me chamou a atenção foi a dedicação dos professores Márcio Teixeira e de Luc Leoni, assim como dos demais mestres não menos importantes. Estávamos sempre treinando, tanto em nosso Dojo, quanto indo a outros Dojos, conhecer outros praticantes e justamente esse intercâmbio, cada vez mais, nos possibilitava melhorar em nossa arte. Quando comecei jamais tinha praticado algo do gênero e tive todo o apoio dos mestres e pessoas que já praticavam, pois o respeito de um para o outro, dentro desse grupo, é imenso, e o prazer de ensinar, mais ainda. E o Aikido é uma arte que desenvolve muito o respeito entre as pessoas. O que mais me surpreendeu também (e eu sentia muito quando íamos a seminários e dojos) era o caráter marcial que os professores desenvolviam. Os treinos eram bem fortes (dentro da limitação ou etapa em que se encontrava cada aluno) e muito voltados a prática marcial de fato. O conhecimento dos mestres, não só na prática do Aikido, mas tb de outras artes, também nos dava uma dimensão maior do próprio Aikido. A reunião e resgate de antigos alunos, como o Marcos Alvaredo, há muito já treinava com o Márcio, também abrilhantou o grupo. Iniciei com Paulo e pouco depois veio o Sinval. Conhecemos, nesse pouco tempo que fiquei, muita gente boa e dedicada a arte. E é por isso que deixo aqui o meu testemunho. Márcio não sabe, mas quando tive que deixar esse grupo, por minhas questões de saúde, chorei feito criança quando cheguei em casa, pois sabia bem o que estava perdendo! Abraço a todos, deixo aqui meu eterno agradecimento. Bruno Alegria.
ResponderExcluirPor volta de 2004, por um motivo que eu não sei qual, comecei a pensar em treinar uma arte marcial. Passei a pesquisar, assim, qual seria a melhor arte marcial. Dei uma olhada no Jeet Kune Do, criado pelo brilhante Bruce Lee; vi também o Wing Chun. Busquei informações sobre o Kung Fu e sobre o Tai Chi Chuan. Todos eram fascinantes! Olhei também o eficiente Krav Maga. Mas, em minhas pesquisas, deparei-me com algo que me chamou a atenção: uma arte muito particular, que alinhava suas técnicas com uma sólida base filosófica; que não fazia promessas de poderes descabidos; que trazia como fundamentos, o que para mim pareceu paradoxal à época, a harmonia e a paz; que alegava que, para o começo da compreensão das técnicas, transcorrer-se-iam anos; e que a verdadeira vitória era aquela sobre si mesmo. Era o AIKIDO!
ResponderExcluirUma vez decidida qual a arte eu queria treinar, comecei outra jornada, talvez mais complexa: a escolha do local/Sensei, com quem treinar. Havia alguns grupos de AIKIDO no Rio de Janeiro. Busquei informações sobre cada um. Mas, naqueles dias, as informações disponibilizadas na internet não eram tão atualizadas quanto hoje em dia! Os DOJOs que eu tinha encontrado eram longe do meu bairro o que, naqueles dias, inviabilizava a minha frequência.
Desisti do AIKIDO...
Comecei a procurar, então, pelo Tai Chi Chuan e encontrei um Professor. Liguei pra ele. Não se encontrava em casa naquele momento. Mas, a sua mãe, muito atenciosa, conversou comigo e disse que seu filho não estava mais dando aulas de Tai Chi... mas de AIKIDO!!! Como ensina o padre jesuíta Pierre Teilhard de Cardin, “tudo o que sobe, converge”! Algum pouco tempo depois, o Professor Márcio Teixeira entrou em contato comigo. Pacientemente ouviu minhas perguntas de iniciante, que queria saber se as técnicas funcionavam mesmo, etc... Indicou-me, ele, então, o Sensei Márcio Rocio que, na época, ministrava aulas no Jabour.
Em 04 de agosto de 2007 participei do meu primeiro treino de AIKIDO! Algum tempo depois, devido a questões de disponibilidade de horário do Sensei Rocio, fui treinar no Méier com o Sensei Márcio Teixeira, no DOJO do Dino, na Dias da Cruz. Posteriormente, fomos para a Academia Max Fit, na Mário Piragibe, Lins.
Hoje, mais de dez anos passados, desenvolvi mais auto-confiança e melhorei meu condicionamento físico. Aprendi que a verdadeira defesa pessoal consiste em não me expor e em evitar confrontos. Percebi que a humildade é um excelente caminho para se aperfeiçoar. Constatei que a colaboração é uma melhor proposta do que a competição. Encontrei reunidas em um mesmo lugar, com objetivos semelhantes, pessoas incríveis. E me deparei com uma atividade que pode ser desempenhada até quando eu estiver com uma idade bastante avançada. Mas o melhor de tudo mesmo é o treino! Simples assim! Executo e recebo técnicas, projeto e sou projetado; e, no fim do treino, o que fica é uma incrível sensação de bem estar! E a vontade de voltar pra treinar no próximo dia!
José Aldo Andrade. NAGARE DOJO.
Comecei a prática de artes maciais desde criança, costume familiar que se enraizou muito na minha formação. De lá para cá, mais de 20 anos, eu já consigo perceber o quanto tenho que aprender, tive muitas experiências mas, foi no Aikido que encontrei aquilo que busquei por muito tempo e raramente encontrava, não apenas uma forma de superar meus oponentes, mas sim um caminho de estudo e reflexão que promete uma longa jornada.
ResponderExcluirSigo estudando e procurando incluir o que aprendo no tatame na vida e neste dojo me sinto praticando o verdadeiro budo vivo.